Buzy: Troca automática do perfil de toque do telefone

Um grande desafio ao utilizar telefones celulares é garantir que eles não toquem em momentos inoportunos. A possibilidade de utilizar os mais diferentes tipos de toques, polifônicos ou mp3, faz com que as pessoas esqueçam que, em certos locais ou momentos, aquele som escolhido pode ser inadequado. O problema pode se agravar ainda mais em salas de aula ou ambientes profissionais, como reuniões ou ambiente de trabalho.

Felizmente, todo bom aparelho oferece a opção de alterar o perfil de toque para o modo silencioso, vibratório ou qualquer outro modo personalizado pelo proprietário do aparelho. No entanto, mesmo quando atalhos são oferecidos para realizar a alteração do perfil, a realização desta tarefa no dia-a-dia se torna cansativa. Em muitos casos, as pessoas podem precisar efetuar a mudança mais de uma vez durante um dia. Pode até mesmo ocorrer a perda de uma ligação importante por esquecimento de retirar o aparelho do modo silencioso depois de uma reunião.

Modo silencioso.

No caso específico dos smartphones, a agenda de compromissos pode ser uma grande aliada. É possível atrelar o estado do compromisso marcado na agenda com o perfil de toque do aparelho. O meu aparelho, que possui Android 2.1, não apresenta essa opção de configuração. Este “problema” me fez buscar por uma solução para o Android que faça a alteração do perfil automaticamente caso o calendário tenha um compromisso com o estado de ocupado.

Diversas ferramentas estão disponíveis no Android Market, inclusive pagas. Optei pela app gratuita Buzy.

Buzy Android AppEsta app pode ser encontrada no Android Market(1) e funciona com Android 1.6 ou superior. Os recursos oferecidos são os seguintes:

  • Alteração automática do perfil para o modo vibratório ou silencioso quando um compromisso do calendário estiver marcado com o estado de ocupado;
  • Possibilidade de selecionar quais calendários devem ser verificados pelo Buzy, quando mais de um calendário estiver disponível;

Para não ter mais problemas do telefone celular com Android tocar durante um compromisso, use a app Buzy: simples, gratuita e sem propaganda. Se você utiliza outra app, compartilhe nos comentários.

Leave a Reply