Sony Ericsson Xperia X8: Custo x Benefício

A escolha por um aparelho de telefone celular, seja smartphone ou não, é uma tarefa árdua. As opções de marcas, modelos e preços são variadas. Diversos recursos são oferecidos: câmera fotográfica, GPS, bluetooth, wi-fi, vídeo chamada, rádio FM, mp3 player e armazenamento.

Não tinha a intenção de trocar de aparelho celular, no entanto, meu smartphone HTC começou a travar duas a quatro vezes no decorrer do dia. Isso ocasionava a perda de ligações, além de exigir a retirada da bateria para reinicializá-lo. Passei a pesquisar as escassas opções de smartphone disponíveis no Brasil e que utilizassem o Android como sistema operacional . Optei pelo sistema do Google, pois não queria recorrer ao defasado Microsoft Windows Mobile (O Windows Phone acabava de ser lançado no exterior) e nem ao Symbian. Além disso, não queria gastar muito, fato que levou a desconsiderar o Apple iPhone 4.

Fui em busca dos modelos de aparelhos com Android que estivessem disponíveis na operadora TIM e em lojas online. Fiz um filtro relacionando as marcas mais renomadas como Samsung, HTC, Motorola e Sony Ericsson. Quatro marcas, muitas opções? Ledo engano! Poucas opções e, destas, várias ofereciam aparelhos com a versão 1.6 do Android, sendo que a 2.2 já estava disponível. Infelizmente, há um descaso dos fabricantes em não oferecer atualizações a longo prazo, quando oferecem. Uma pesquisa rápida fez com que se destacasse o modelo Xperia X8 da marca Sony Ericsson. O valor estava atrativo, tela sensível ao toque, vários recursos comumente encontrados em smartphones e vinha com uma versão um pouco mais nova do Android, a 2.1.

Decidido em conhecer melhor o aparelho, procurei por informações no buscador do Google. Achei diversos avaliaçoões sobre o modelo SonyEricsson Xperia X8, tanto em sites nacionais como internacionais (não guardei as referências). Vários sites apresentavam uma análise bem completa e indicavam o aparelho como tendo um bom custo x benefício. Como as avaliações que vi foram realizadas quando o aparelho havia sido recém lançado, a versão do sistema operacional ainda era o Android 1.6. Mas a Sony Ericsson (ponto positivo!) lançou uma atualização gratuita para o sistema Android 2.1.

Nesta pesquisa, obviamente, não me prendi somente ao sistema operacional, mas também aos recursos e desempenho do telefone. As análises me convenceram a adquirir o produto.

Bons touchscreen, resolução, desempenho e inclui as funcionalidades de um smartphone. Foi o aparelho que mais se aproximou do que eu buscava sem precisar gastar muito. A especificação encontra-se no site da Sony Ericsson.

O aparelho possui um desempenho razoável, que com certeza atenderá aos usuários básicos, principalmente àqueles que o utilizarem como telefone, mas que não querem abrir mão do acesso às redes sociais, sincronização de contatos e calendário. Para quem gosta de tirar fotos com o celular, deve procurar outras opções. Nos relatos que li, já citavam a baixa qualidade da câmera, poucos recursos e, principalmente, a falta do foco automático.

O único ponto negativo que posso citar até o momento não está relacionado diretamente ao aparelho, mas ao sistema operacional. A versão 2.1 do Android não permite instalar aplicativos no cartão de memória, somente na memória interna do aparelho. Percebi o problema quando ocupei toda a memória interna com a instalação de aplicativos, e por isso, tentei instalar no cartão SD. Este problema não estava listado em nenhuma das revisões, pelo menos não me dei conta. A possibilidade de instalação de aplicativos no cartão de memória já está disponível na versão 2.2 do Android. No entanto, apesar de a Sony Ericsson ter atualizado a versão 1.6 para a 2.1, isso não vai acontecer para a 2.2 ou 2.3, conforme questionamento feito ao suporte do fabricante. Fui informado que somente o Sony Ericsson Xperia X10 irá receber atualização para a versão 2.3 do Android. Fica a dica de pesquisar por problemas de usuários, além das reviews antes de adquirir um novo aparelho, pois pode auxiliar na tomada de decisão.

Para finalizar, posso confirmar os relatos das avaliações que li e apesar do problema no uso do cartão SD para instalação de aplicativos, o aparelho tem atendido as minhas necessidades. Utilizo o aparelho para efetuar e receber chamadas, envio e recebimento de mensagens de texto, acesso a redes Wi-Fi e 3G, sincronização de calendário e contatos com o Google, leitura e postagem de e-mails, Twitter e Facebook. Foi uma boa escolha por um custo razoável. Se deseja adquirir um smartphone por um baixo valor, a opção é o Sony Ericsson Xperia X8 desde que você não seja um aficionado pela instalação de milhares de aplicativos.