Personalização da interface padrão do Android (Sony Ericsson Xperia)

A Sony Ericsson oferece uma interface padrão no Xperia x8 de que não gostei. Cada canto da tela é um botão que pode ser personalizado. Apesar da possibilidade de alteração das funções dos botões e da adição de widgets no espaço restante da tela, achei esse formato da Sony Ericsson limitado.

Tela padrão do Xperia X8Optei por utilizar o Go Launcher Ex. Esta app oferece uma tela inicial (Home Screen) com uma interface mais amigável e ágil que a original. A app pode ser obtida no Android Market(1) e funciona com Android 2.0 ou superior.

Pode-se fazer download de temas e adicionar widgets na tela inicial e nas telas secundárias. O acesso às telas secundárias é feito arrastando a tela principal para os lados. Mais de uma tela secundária pode ser adicionada de acordo com a necessidade do usuário. Na imagem abaixo as telas secundárias são listadas, tendo a possibilidade de excluir ou adicionar mais telas.

A barra inferior contém os atalhos de acesso para realizar ligações (discar), agenda de contatos, menu, mensagens e navegador. Esta barra tem rolagem independente da tela, permitindo adicionar mais atalhos.

O acesso ao menu é simples e as aplicações são apresentadas individualmente ou em pastas, de acordo com a forma de organização realizada pelo usuário. Uma facilidade interessante é a escolha de listagem dos aplicativos, todos (All), os acessados recentemente (Recent) ou os que estão em execução (Running). O Go Laucher Ex tem suporte ao idioma português. Como meu aparelho não suporta a captura de telas, as imagens são do site do Android Market e, por este motivo, estão em inglês.

Miniaturas dos ícones das apps são apresentadas nas pastas. Ao tocar na pasta, uma barra deslizante é apresentada contendo os aplicativos. Para fechar a barra basta rolar a tela para cima ou utilizar o botão de retorno do aparelho.

Para ter uma interface personalizável, agíl e amigável, a app Go Laucher Ex é uma boa opção. Se você utiliza outra app, compartilhe conosco nos comentários.