Sony Ericsson Xperia: Atualização do Android para a versão 2.2

Passados mais de seis meses da aquisição do aparelho Sony Ericsson Xperia X8, resolvi atualizar o Android para a versão 2.2. Como relatado em uma publicação passada, a Sony Ericsson não irá oferecer atualização para o modelo Xperia X8. Portanto, resolvi utilizar uma versão de terceiros.

Fiz a atualização seguindo os procedimentos indicados no site vida info. O único porém com relação ao procedimento apresentado no site foi o uso do aplicativo Flash Tools. Como a publicação é um pouco antiga e houve atualizações do aplicativo Falsh Tools, a versão mais recente, a 3.0, não reconhece o modelo X8. Optei por usar a versão 02.9.1 beta e deu tudo certo.

O principal motivo que me levou a realizar a atualização foi a limitação que o Android 2.1 tem em relação ao armazenamento do apps no cartão SD. Já comentei sobre este problema na publicação Sony Ericsson Xperia X8: Custo x Benefício. O desejo de realizar testes com novas aplicações ou até mesmo instalar para uso diário se tornou limitado pela falta do mencionado recurso na versão 2.1.

Provavelmente, nesta data, há no mercado de telefones celulares opções melhores e com preço mais atrativo do que o ofertado para o modelo Xperia X8. Não verifiquei! No entanto, para quem já possui o aparelho, a atualização é uma alternativa ao defasado Android 2.1. A versão 2.3 desenvolvida por terceiros, para o modelo Xperia X8, não está estável para uso e não sei se um dia estará.

Feita atualização, além da possibilidade de instalar apps no cartão SD, também houve uma melhora no desempenho do aparelho e da duração da bateria. Não tenho como quantificar a melhora na duração da bateria, mas de um dia pro outro a bateria se entregava. Depois da atualização ela dura quase dois dias inteiros com uso esporádico da conexão de dados 3G.

Com a possibilidade de instalar mais apps passei a experimentar a limitação de hardware deste modelo. A principal limitação é a pouca capacidade da memória RAM, além do gerenciamento dela por parte do sistema. O telefone passa a apresentar lentidão a medida que aplicações ficam rodando em segundo plano. Mesmo ao encerrar algumas aplicações, elas continuam em execução.

Ao instalar aplicações, procure instalar aos poucos e observar o desempenho do telefone. Algumas insistem em continuar em execução, mesmo depois de fechadas utilizando aplicativos como o Advanced Task Manager. Tive um caso de uma aplicação que além de ficar executando sem ser aberta, consumia todo o recurso de memória disponível.

Caso opte por atualizar, faça por sua conta e risco. Procure evitar apps que executam em segundo plano. Lembre-se que todas as informações que constam no aparelho serão perdidas. Apesar de ser um procedimento relativamente simples, um erro pode acarretar na inutilização do aparelho.

2 thoughts on “Sony Ericsson Xperia: Atualização do Android para a versão 2.2

  1. Adriano guedes

    Cara acabei de comprar o mew você sabe de algum link con video com passo a passo de como intalar a versão 2.3 ?

    • Augusto Post author

      Olá! Infelizmente desconheço um vídeo sobre a instalação. O procedimento de instalação é o mesmo apresentando no link que consta neste post, do site Vida Info. A atualização para a versão 2.3 podes obter no XDA Developers. Estou utilizando a versão 2.3 (GingerDX) faz uma semana e sem problemas.

Leave a Reply